12 abril 2017

Livros de Vladimir Lenin para download



Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924), foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa de 1917 a 1918, da República Socialista Federativa Soviética da Rússia de 1918 a 1924 e da União Soviética de 1922 a 1924. Sob sua administração, a Rússia e, em seguida, a União Soviética tornaram-se um Estado socialista unipartidário governado pelo Partido Comunista. Ideologicamente marxistas, suas teorias políticas são conhecidas como leninismo.

Nascido em uma família de classe média alta em Simbirsk, Lenin interessou-se por políticas socialistas revolucionárias após a execução de seu irmão em 1887. Expulso da Universidade Imperial de Kazan por participar de protestos contra o regime czarista do Império Russo, nos anos seguintes graduou-se em direito. Em 1893, mudou-se para São Petersburgo e tornou-se uma importante figura do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Em 1887, foi preso por sedição e exilado para Shushenskoye por três anos, onde casou-se com Nadežda Krupskaja. Após seu exílio, mudou-se para a Europa Ocidental, onde se tornou um teórico de destaque através de suas publicações. Em 1903, assumiu um papel fundamental em uma divisão ideológica do POSDR, líder da facção bolchevique contra os mencheviques de Julius Martov. Incentivou a insurreição durante a fracassada Revolução Russa de 1905, mais tarde fez campanha para que a Primeira Guerra Mundial fosse transformada em uma revolução proletária em escala europeia, que, como marxista, ele acreditava que culminaria no colapso do capitalismo e sua substituição pelo socialismo. Depois que a Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou o czar e estabeleceu um Governo Provisório, voltou à Rússia para desempenhar um papel de liderança na Revolução de Outubro, em que os bolcheviques derrubaram o novo regime.

Seu governo foi liderado pelos bolcheviques — agora renomeado Partido Comunista — com alguns poderes inicialmente também mantidos por sovietes eleitos. O novo governo chamou eleições para a Assembléia Constituinte e depois a aboliu, retirou-se da Primeira Guerra Mundial, assinando um tratado com as Potências Centrais, e concedeu a independência às nações não russas sob seu controle. Redistribuiu a terra entre o campesinato e os bancos nacionalizados e a grande indústria. Os oponentes foram suprimidos no Terror Vermelho, uma violenta campanha orquestrada pelos serviços de segurança do Estado; dezenas de milhares foram mortos e outros internados em campos de concentração. Exércitos anti-bolcheviques, estabelecidos por grupos de direita e de esquerda, foram derrotados na Guerra Civil Russa de 1917 a 1922. Respondendo à devastação durante a guerra, à fome e às revoltas populares, em 1921 promoveu o crescimento econômico através de um sistema econômico misto. Buscando promover a revolução mundial, o governo de Lenin criou a Internacional Comunista, travou a Guerra Polaco-Soviética e uniu a Rússia com nações vizinhas para formar a União Soviética em 1922. Em uma saúde cada vez mais pobre, expressou sua oposição ao crescente poder de seu sucessor, Josef Stalin, antes de morrer em sua mansão Gorki.

Amplamente considerado uma das figuras mais importantes e influentes do século XX, Lenin tornou-se o centro de um culto de personalidade póstumo generalizado pela União Soviética até sua dissolução em 1991. Tornou-se a figura ideológica por trás do marxismo-leninismo e, assim, uma influência importante sobre o movimento comunista internacional. Um indivíduo controverso e altamente divisionista, Lenin é visto pelos marxistas-leninistas como um herói do socialismo e das classes trabalhadoras, enquanto os críticos, tanto da esquerda quanto da direita, o veem como o fundador de uma ditadura totalitária responsável por abusos dos direitos humanos.

Livros de Vladimir Lenin para download